Trump quer retirar tropas americanas da Síria

Washington, 3 Abr 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta terça-feira (3) que deseja retirar as tropas americanas da Síria, mas destacou que esta decisão ainda não foi tomada.

"Quero trazer nossas tropas de volta para casa. Quero começar a reconstruir nossa nação", afirmou Trump, enfatizando que as tropas dos Estados Unidos partirão assim que o grupo extremista Estado Islâmico (EI) for eliminado.

"Nossa missão principal é nos livrarmos do ISIS. Quase concluímos essa tarefa", afirmou Trump, usando o termo ISIS, acrônimo em inglês para Estado Islâmico.

"Vamos tomar esta decisão muito rapidamente", concluiu.

O presidente afirmou que consultará seus aliados e sugeriu que um deles, a Arábia Saudita, poderia financiar os americanos que permanecerem ali.

"A Arábia Saudita está muito interessada na nossa decisão. E eu disse, bom, vocês sabem, talvez tenham que pagar se quiserem que fiquemos", afirmou o presidente.

Os Estados Unidos têm mais de 2.000 militares no leste da Síria que trabalham com milícias locais para enfrentar o grupo extremista EI, enquanto tentam se manter fora da guerra civil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos