Os estranhos guaxinins 'zumbis' de Ohio

Washington

  • Don Emmert/AFP

    Guaxinins são animais geralmente noturnos e tímidos

    Guaxinins são animais geralmente noturnos e tímidos

Os guaxinins são normalmente criaturas notívagas e medrosas que se deslocam sobre as quatro patas. Exceto em Ohio, onde alguns se comportam de uma maneira estranha e ameaçadora, e são vistos parados sobre duas patas em plena luz do dia.

Nas últimas duas semanas, a polícia de Youngstown, uma cidade deste estado americano, atendeu cerca de 15 chamadas de moradores que disseram ter visto guaxinins que pareciam "zumbis", segundo a emissora local WKBN.

Seus depoimentos coincidem ao descreverem os mamíferos adotando uma postura agressiva, o que faz pensar que perderam o medo dos humanos: nem os barulhos nem os movimentos os fazem fugir.

Robert Coggeshall, um ex-banqueiro dedicado à fotografia naturalista, comprovou em frente a sua casa o "comportamento extremamente esquisito" de um guaxinim, que apareceu quando brincava com seus cachorros.

"Parou sobre suas patas traseiras, não havia visto um guaxinim agir assim antes, mostrou seus caninos, depois caiu de costas em estado quase comatoso", contou à televisão.

Uma foto que tirou do animal, de pé, babando e com os lábios levantados acima dos caninos, se tornou viral na Internet.

O homem foi contatado de todos os cantos dos Estados Unidos.

Depois de proteger seus cachorros, o senhor Coggeshall tentou, em vão, caçar o guaxinim. "Caminhei até lá e não parava de fazer o mesmo: ficar parado nas patas traseiras e mostrava os caninos".

O animal foi sacrificado, assim como outros nas proximidades.

As autoridades de proteção ambiental de Ohio descartaram, a priori, a hipótese de uma epizootia local de raiva, e se inclinam mais para a possibilidade de mormo. Esta doença viral contagiosa afeta geralmente os caninos, mas pode se propagar entre outros animais carnívoros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos