Topo

Ex-presidente Fujimori revela que está com tumor no pulmão

06/04/2018 19h59

Lima, 6 Abr 2018 (AFP) - O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que foi indultado em dezembro, revelou nesta sexta-feira (6) que os médicos detectaram um tumor em seu pulmão, em declarações a um canal de televisão local.

"Detectaram um pequeno tumor em um dos pulmões, por esse motivo vim ao INEN" (Instituto de Doenças Neoplásicas), disse Fujimori ao canal de notícias N quando saía do hospital oncológico.

"Felizmente os marcadores tumorais estão normais", acrescentou o patriarca do clã Fujimori, de 79 anos, ao ressaltar que o tamanho do tumor não representava maior perigo.

Apesar disso, Fujimori indicou que a cada quatro meses deverá visitar o hospital para ver a evolução do tumor.

Ao longo do ano, o ex-governante se tornou um assíduo visitante de hospitais desde que, em dezembro, o então presidente Pedro Pablo Kuczynski o indultou alegando razões de saúde, em uma decisão que dividiu o Peru.

Além dos problemas cardíacos e da hipertensão, Fujimori sofre de uma lesão cancerígena na língua pela qual já foi operado mais de uma vez.

Fujimori, que governou o Peru de 1990 a 2000 com mão de ferro contra as guerrilhas, passou os últimos 12 anos preso como parte de uma condenação de 25 anos por violação aos direitos humanos.