Topo

Coreia do Norte está pronta para discutir desnuclearização com EUA (imprensa)

08/04/2018 18h27

Washington, 8 Abr 2018 (AFP) - Autoridades norte-coreanas disseram a seus homólogos americanos que Kim Jong Un está pronto para discutir a desnuclearização, uma garantia que poderia abrir o caminho para uma reunião com o presidente Donald Trump, informou a imprensa neste domingo.

É a primeira vez que a oferta foi feita diretamente a Washington, depois de ter sido transmitida previamente pelo consultor sul-coreano de segurança nacional Chung Eui-yong.

"Os EUA confirmaram que Kim Jong Un está disposto a discutir a desnuclearização da Península Coreana", disse um funcionário do governo Trump ao The Wall Street Journal e ao Washington Post neste domingo.

Washington surpreendeu os observadores quando anunciou no mês passado que havia concordado com um primeiro encontro histórico entre Trump e Kim, a ser realizado no final de maio.

Mas Pyongyang não tinha falado com Washington desde então, o que o jornal sugeriu que pode indicar que Seul exagerou a disposição do Norte para negociar seu próprio arsenal nuclear.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre a data ou local da reunião proposta.