Malásia terá eleições gerais em 9 de maio

Kuala Lumpur, 10 Abr 2018 (AFP) - Os malaios terão eleições gerais no próximo dia 9 de maio, após o primeiro-ministro Najib Razak dissolver o Parlamento em meio a um escândalo financeiro.

"O dia da eleição será 9 de maio", declarou nesta terça-feira o presidente da Comissão Eleitoral, Mohamad Hashim Abdullah, em entrevista coletiva.

A coalizão liderada por Najib está no poder desde a independência, em 1957, desta antiga colônia britânica, mas tem perdido apoio diante do vasto escândalo de corrupção envolvendo o fundo soberano de desenvolvimento 1MDB, criado pelo premier ao chegar ao poder, em 2009, para modernizar o país.

Com uma dívida de 10 bilhões de euros, o fundo está no centro de uma série de desvios de dinheiro investigados em diversos países, como Suíça, Cingapura e Estados Unidos.

Najib e 1MDB negam qualquer atitude ilegal relacionada ao fundo.

A Organização Nacional dos Malaios Unidos (UMNO), sigla majoritária de Najib, conseguiu se manter no poder nas últimas legislativas (2013) por uma estreita margem com os outros partidos da coalizão.

Mesmo com a oposição enfraquecida, uma vitória dos partidos da coalizão nas próximas eleições ainda é incerta, porém, devido ao retorno de Mohamad Mahathir à linha de frente da política. Primeiro-ministro por 22 anos (1981-2003), Mahathir é um crítico ferrenho de Najib desde a explosão do escândalo do 1MDB.

jsm-sr/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos