Ex-membro do Comitê Político do PC chinês é julgado por corrupção

Pequim, 12 Abr 2018 (AFP) - Um ex-membro do comitê político do Partido Comunista chinês, Sun Zhengcai, considerado uma figura emergente na política, é julgado a partir desta quinta-feira por suborno, em mais um capítulo da cruzada contra a corrupção do presidente Xi Jinping.

O tribunal popular intermediário da cidade de Tianjin informou que o julgamento contra Sun Zhengcai, ex-integrante do comitê político e lider do PCC na cidade de Chongqing, começou esta manhã.

Sun Zhengcai, o mais jovem membro do comitê político do PCC, era considerado um sério candidato a integrar o Comitê Central permanente do Partido, de sete membros, que concentra o poder na China.

"Deve ser considerado penalmente responsável por buscar favores para terceiros e por aceitar ilegalmente enormes somas em dinheiro", comunicou em fevereiro passado a promotoria.

Este é o primeiro membro do bureau político do PCC a ser julgado por corrupção nos últimos cinco anos, desde a queda de Bo Xilai, potencial adversário do atual presidente, Xi Jinping.

Bo Xilai foi condenado em 2013 à prisão perpétua.

Sun Zhengcai havia sido nomeado precisamente para limpar a cidade de Chongquing após a administração de Bo Xilai.

A cruzada contra a corrupção iniciada por Xi Jinping em 2012 segue seu curso e já provocou a demissão de 1,5 milhão de altos funcionários, segundo números oficiais.

bur-lth/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos