Marido da rainha Elizabeth deixa hospital após cirurgia de quadril

Londres, Reino Unido, 13 Abr 2018 (AFP) - O príncipe Philip, duque de Edimburgo e marido da rainha Elizabeth II da Inglaterra, recebeu alta nesta sexta-feira (13) depois de ter passado com sucesso por uma cirurgia de quadril na semana passada.

"Sua Alteza Real, o Duque de Edimburgo, deixou o Hospital rei Edward VII ao meio-dia de hoje e continuará com sua recuperação em Windsor", afirmou o Palácio de Buckingham, referindo-se a uma das residências reais.

O príncipe de 96 anos foi submetido a uma operação de substituição prótese no quadril.

O duque de Edimburgo se aposentou como consorte real em agosto de 2017, tendo participado de mais de 22.000 eventos públicos oficiais desde a coroação de sua esposa em 1952.

Ele não se retirou completamente da vida pública, porém, e continua acompanhando a rainha, quando deseja, em algumas aparições públicas.

Padrinho, presidente, ou membro de mais de 780 organizações, continua a apoiá-las, mas já "não desempenhará um papel ativo participando de eventos", indicou o palácio na época.

A casa real britânica ressaltou que essa decisão não tinha nada a ver com questões de saúde e que recebera todo o apoio da rainha Elizabeth.

Em junho de 2017, Philip foi internado para ser tratado por "uma infecção relacionada a uma patologia existente".

A rainha Elizabeth II, que aos 91 é a decana mundial dos monarcas, também reduziu suas aparições públicas, embora não planeje abdicar ao trono.

Seu filho e herdeiro, o príncipe Charles, representa-a cada vez mais em suas viagens ao exterior, assim como seus netos William e Harry.

al/ra/cn/tt

ITV

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos