Exército sírio anuncia reconquista total de Ghuta Oriental

Damasco, Síria, 14 Abr 2018 (AFP) - O Exército sírio anunciou neste sábado (14) que reconquistou integralmente o reduto rebelde em Ghuta Oriental, perto de Damasco, após a evacuação dos últimos rebeldes da cidade de Duma, após uma ofensiva de quase dois meses.

"Todos os terroristas abandonaram (a cidade de) Duma, o último de seus bastiões em Ghuta Oriental", anunciou a agência de notícias oficial da síria Sana, citando um porta-voz do Exército. O regime classifica os rebeldes como "terroristas".

"As áreas rurais de Ghuta Oriental foram liberadas dos terroristas", declarou um porta-voz militar em comunicado divulgado pela televisão estatal.

O governo sírio havia lançado uma dura ofensiva em 18 de fevereiro para libertar esse enclave rebelde situado perto de Damasco.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), ao menos 1.700 civis morreram nos bombardeios sobre esse enclave.

Duma é a cidade mais importante da região de cerca de 400 mil habitantes. As potências ocidentais acusam o regime de Damasco de ter realizado um ataque com armas químicas nessa cidade.

ah-sva/iw/pb/eg/cc/cb/cc

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos