Guterres pede 'moderação' após ataques à Síria

Nações Unidas, Estados Unidos, 14 Abr 2018 (AFP) - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu moderação e que os países evitem qualquer ato que possa provocar uma escalada violenta na Síria, após Estados Unidos, França e Reino Unido bombardearem o país.

"Apelo a todos os estados-membros que mostrem moderação diante destas perigosas circunstâncias e que evitem qualquer ação que possa provocar uma escalada da situação e piorar o sofrimento do povo sírio", declarou Guterres.

"Qualquer uso de armas químicas é abominável. O sofrimento que causa é terrível", reconheceu Guterres, destacando que também é importante atuar de acordo com a carta das Nações Unidas e o direito internacional.

O secretário-geral exortou o Conselho de Segurança da ONU a autorizar uma investigação para identificar os que usaram armas químicas.

A Rússia vetou esta semana uma proposta dos Estados Unidos para estabelecer uma comissão de investigação sobre o recente suposto ataque com armas químicas que matou mais de 40 pessoas na cidade de Duma, nos arredores de Damasco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos