Topo

Polícias dos EUA e UE paralisam órgãos de propaganda do Estado Islâmico

27/04/2018 10h07

Haia, 27 Abr 2018 (AFP) -









As polícias dos Estados Unidos e da União Europeia (UE) paralisaram os principais órgãos de propaganda na internet do grupo Estado Islâmico (EI) durante uma operação conjunta de vários países, informou nesta sexta-feira a Europol, a agência policial da UE.

"Com esta operação sem precedentes, damos um grande golpe na capacidade do EI para difundir sua propaganda na rede e radicalizar os jovens na Europa", afirmou o comandante da agência europeia, Rob Wainwright, em um comunicado.

A operação, realizada na quarta-feira e quinta-feira, tinha como alvo a agência Amaq, usada pelos islamitas radicais para reivindicar atentados e propagar os apelos à jihad. Este é a etapa mais recente de uma campanha iniciada em 2015.

"Com esta ação de desmantelamento, dirigida contra os grandes órgãos midiáticos do EI, como a Amaq, mas também a rádio Al-Bayan e os sites de notícias Halumu e Nashir, a capacidade do EI de propagar seu material terrorista está comprometida", completa o comunicado.

O "desmantelamento multinacional e simultâneo" foi coordenado pela sede da Europol em Haia, com o apoio da Eurojust, a unidade de cooperação judicial da União Europeia.

A operação foi dirigida pelo procurador federal da Bélgica, enquanto as polícias nacionais apreenderam servidores na Holanda, Canadá e Estados Unidos, assim como equipamentos na Bulgária, França e Romênia.

Policiais belgas, búlgaros, canadenses, franceses, holandeses, romenos, britânicos e americanos colaboraram no "esforço coordenado destinado a impedir o EI de publicar sua propaganda terrorista durante um tempo indeterminado", completou a Europol.

"O objetivo é desestabilizar fortemente o aparato de propaganda do EI e identificar os administradores destes servidores, apreendendo e fechando os servidores utilizados para divulgar a propaganda do EI", afirmou a Procuradoria Federal da Bélgica em umn comunicado.

O serviços de inteligência eletrônica britânico (GCHQ) já havia anunciado no início de abril ter danificado seriamente as capacidades de atuação dos meios de comunicação do EI.

Em seu apogeu em 2015, quando o autoproclamado "califado" ocupou na Síria e no Iraque um território com tamanho quase equivalente ao da Itália, as atividades de propaganda do EI eram muito variadas. O grupo marcou forte presença por muito tempo no Twitter, até que as novas normas provocaram o fechamento da maioria de suas contas.

O grupo extremista também publicou revistas com ilustrações, narrativas de combate, profecias apocalípticas ou manuais para a fabricação de bombas.

O EI criou aplicativos para smartphones e um site especializado nos "nasheed", cânticos guerreiros e religiosos entoados à capela.

As produtoras audiovisuais Al Furqan e Al-Hayat lançaram documentários de ótima qualidade técnica para enaltecer as vitórias militares do grupo.

Os jihadistas utilizaram com frequência a agência Amaq em 2016 para reivindicar os atentados e ataques no Oriente Médio e outros lugares do mundo, como as ações terroristas de Paris, Bruxelas, Barcelona e Berlim.