Príncipe William e Kate anunciam nome do terceiro filho: Louis Arthur Charles

Londres, 27 Abr 2018 (AFP) -

Após quatro dias de espera e muita especulação, o príncipe William e sua mulher, Kate, decidiram que seu terceiro filho, nascido na segunda-feira (23), vai-se chamar Louis Arthur Charles - anunciou o Palácio de Kensington nesta sexta (27).

"O duque e a duquesa de Cambridge têm o prazer de anunciar que nomearam seu filho de Louis Arthur Charles", indicou o Palácio em um comunicado.

A criança tem o título de "Alteza Real, o príncipe Louis de Cambridge". Ele é o quinto na ordem de sucessão ao trono britânico, atrás de seu avô Charles, seu pai, seu irmão mais velho George, de 4 anos, e sua irmã Charlotte, de 2 anos.

O menino nasceu na segunda-feira, às 11H01 locais no hospital St Mary's de Londres. Nasceu com 3,8 quilos, e o parto transcorreu sem problemas.

A duquesa Katie deixou o hospital apenas algumas horas depois, às 18h, e seguiu de carro, acompanhada do príncipe William e do recém-nascido, para sua residência oficial, o Palácio de Kensington.

A escolha do nome Louis é uma surpresa, já que as apostas apontavam para Arthur, Albert, James e Philip.

O nome presta uma homenagem ao tio-bisavô do príncipe, Louis Mountbatten, último vice-rei da Índia britânica, assassinado pelo Exército Republicano Irlandês (IRA) que plantou uma bomba no barco que ele estava a bordo em 1979.

Seu terceiro nome é uma homenagem ao seu avô Charles, príncipe de Gales, herdeiro do trono.

Louis é atualmente o 71º nome mais popular para menino na Inglaterra e no País de Gales.

"Num contexto de Brexit, William e Kate escolheram para seu bebê um nome francês" de vários "reis da França", ironizou no Twitter o ex-chefe de redação do Daily Mirror, Piers Morgan.

A embaixada da França no Reino Unido enviou "felicitação" ao pequeno príncipe. "Estamos encantados com a escolha de um tão lindo nome francês!".

O recém-nascido terá o título de príncipe, já que, em 2012, a rainha Elizabeth II mudou as normas para assegurar que todos os filhos de William tenham o mesmo título, e não apenas o primogênito.

Foi preciso esperar quatro dias para saber o nome do recém-nascido. Quinta-feira à noite, William, de 35 anos, voltou a dizer à imprensa que "trabalhava" sobre o assunto.

O neto da rainha Elizabeth II também indicou que sua esposa e o bebê estavam bem.

De licença de seus deveres reais oficiais, Kate, de 36 anos, deve comparecer ao casamento de seu cunhado, o príncipe Harry, com a ex-atriz americana Meghan Markle em 19 de maio em Windsor, perto de Londres.

Pela primeira vez na história da monarquia britânica, o novo príncipe não suplantou sua irmã mais velha na ordem de sucessão, após uma reforma que acabou com o direito de primogenitura masculina para todos os nascimentos posteriores ao dia 28 de outubro de 2011.

Agora é o filho mais velho do soberano em título que herda o trono, seja qual for o seu sexo, e não o homem mais velho.

O nascimento do príncipe Louis foi saudado por 62 tiros de canhão na Torre de Londres (21 para saudar o nascimento, mais 20 devido ao status real da Torre de Londres, mais 21 porque está localizada no bairro da City) e 41 no Hyde Park.

E nesta sexta-feira, o zoológico de Blackpool (costa oeste da Inglaterra) anunciou que batizou com o nome do jovem príncipe um camelo que nasceu no mesmo dia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos