Topo

Ex-presidente Humala e sua mulher são libertados

30/04/2018 20h49

Lima, 30 Abr 2018 (AFP) -

O ex-presidente peruano Ollanta Humala e sua mulher foram libertados nesta segunda-feira, após nove meses na prisão, para responder em liberdade à acusação de lavagem de dinheiro no escândalo envolvendo a construtora Odebrecht.

"Agora meu pensamento, meu coração, estão com minha família", disse Humala à imprensa ao sair da prisão, por volta das 18H00 local (20H00 Brasília).

Na quarta-feira passada, o Tribunal Constitucional do Peru revogou a prisão preventiva do casal Humala, que aguardará em liberdade o resultado do processo envolvendo a Odebrecht.

Humala, 55 anos, e sua mulher, Nadine Heredia, 41, estavam presos há mais de nove meses a pedido da Procuradoria, enquanto recolhia informações e provas para acusá-los de lavagem de dinheiro - por ter recebido 3 milhões de dólares da empreiteira para sua campanha eleitoral de 2011.

Os 3 milhões de dólares foram entregues a Humala a pedido do Partido dos Trabalhadores, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo depoimento do ex-diretor da Odebrecht no Peru Jorge Barata a procuradores peruanos.

Lula está preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em Curitiba.

Humala governou o Peru de 2011 a 2016 e é um dos quatro ex-presidentes do país investigados pelo escândalo de corrupção com a Odebrecht - mas o único preso.

Os outros investigados são Pedro Pablo Kuczynski, Alan García e Alejandro Toledo. Este último enfrenta um pedido de extradição dos Estados Unidos.