Topo

Sajid Javid será novo ministro britânico do Interior

30/04/2018 08h18

Londres, 30 Abr 2018 (AFP) -

O ministro britânico das Comunidades, Sajid Javid, foi nomeado ministro do Interior, nesta segunda-feira (30), no lugar de Amber Rudd, que renunciou no domingo após o escândalo provocado pelo tratamento dado aos imigrantes originários do Caribe - anunciou Downing Street.

Amber Rudd, de 54, entregou o cargo, depois de reconhecer ter "enganado de forma involuntária" uma comissão parlamentar sobre os objetivos de expulsão de imigrantes em situação clandestina.

A oposição trabalhista quer que o novo ministro se pronuncie hoje no Parlamento no lugar de Rudd.

"Estamos ansiosos para ver @sajidjavid na Câmara dos Comuns às 15h30 para explicar as mentiras de Rudd, como vai reparar este dano, quando apresentará a lei para indenizar as vítimas, quem estabeleceu os objetivos, quantas pessoas foram expulsas indevidamente e o que a primeira-ministra (Theresa May) sabia", tuitou o grupo parlamentar trabalhista.

No domingo, nas páginas do jornal "Sunday Telegraph", Sajid Javid, de 48 anos, cujos pais emigraram para o Reino Unido, saindo do Paquistão nos anos 1960, expressava sua irritação, afirmando que sua própria família poderia ter sido ameaçada de expulsão.

Com sua nomeação, o Ministério do Interior estará, pela primeira vez, nas mãos de uma personalidade política surgida da imigração.