Topo

Coreia do Sul, China e Japão vão realizar cúpula em 9 de maio

Reprodução/Reuters
Imagem: Reprodução/Reuters

01/05/2018 11h23

A Coreia do Sul, China e o Japão vão realizar uma cúpula em 9 de maio em Tóquio, anunciou o governo de Seul nesta terça-feira (1).

A cúpula terá a presença do presidente sul-coreano Moon  Jae-in, do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e do chinês Li Keqiang.

O anúncio acontece após a cúpula histórica de 27 de abril, que reuniu o presidente sul-coreano e o líder norte-coreano Kim Jong Un na Zona Desmilitarizada, que separa as duas Coreias.

Nessa reunião eles se comprometeram a trabalhar para a desnuclearização de península e em buscar um tratado de paz que encerre oficialmente a guerra da Coreia (1950-1953), pavimentando o caminho para o encontro de Kim com o presidente americano Donald Trump.

"Queremos confirmar a cooperação com o presidente Moon antes da cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte", disse Abe durante uma visita a Amã, capital da Jordânia, na qual definiu a próxima cúpula como "muito significativa".

"Quero discutir minuciosamente como podemos fazer a Coreia do Norte caminhar pelo caminho correto, resolver as questões nucleares, os sequestros e os mísseis, e criar um futuro brilhante", acrescentou, referindo-se ao sequestro de japoneses pelas Coreia do Norte nas décadas anteriores.

Os três países asiáticos estão profundamente envolvidos na questão norte-coreana: o Sul na sua condição de vizinho imediato; O Japão, aliado dos Estados Unidos, por ter sido alvo de algumas de suas ameaças; e a China como um importante apoio diplomático e parceiro comercial.

Na cúpula de sexta-feira, Kim e Moon trocaram sorrisos, apertos de mão e palavras amáveis, em contraste com as tensões vividas no ano passado, quando o Norte realizou seu teste nuclear mais poderoso num contexto de ameaças e insultos cruzados com os Estados Unidos.