Pompeo destaca chance de 'mudar o curso da história' na Coreia

Washington, 2 Mai 2018 (AFP) - O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira (2) que o mundo tem a chance de "mudar o curso da história" na península coreana, baseado nos esforços para a desnuclearização dessa região.

Ao falar durante uma cerimônia formal de posse como secretário de Estado, com a presença do presidente Donald Trump, Pompeo disse que chegou o momento de resolver as tensões na península coreana "de uma vez e para sempre".

"Destaco que é uma oportunidade. Estamos nas primeiras fases do trabalho. O resultado é certamente ainda desconhecido. Mas uma coisa é certa: este governo não repetirá os erros do passado. Nossos olhos estão bem abertos", afirmou Pompeo.

O novo secretário de Estado disse que Washington está comprometido com "o desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte e que isso ocorra sem demora".

Trump surpreendeu o mundo no mês passado ao aceitar um convite do líder norte-coreano, Kim Jong Un, para uma reunião direta, um histórico encontro que poderia acontecer nas próximas semanas.

Como parte dos preparativos desse encontro, Trump enviou Pompeo - que há duas semanas era o diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) - em uma missão secreta a Pyongyang, onde manteve um encontro com Kim.

Pompeo substitui no Departamento de Estado o bilionário empresário petroleiro Rex Tillerson, que havia divergido publicamente de Trump por seu interesse em abrir um canal de diálogo com a Coreia do Norte.

Trump chegou a humilhar Tillerson no Twitter, afirmando que estava "perdendo tempo" com suas tentativas de abrir esse canal de diálogo.

Em março, Tillerson foi demitido de seu cargo sem cerimônias e poucos dias depois começou a preparação do encontro entre Trump e Kim.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos