Topo

Preso de Guantánamo será transferido para Arábia Saudita, diz Pentágono

Militares americanos caminham pelo Camp Delta, na base de Guantánamo, em Cuba - Brennan Linsley/AP
Militares americanos caminham pelo Camp Delta, na base de Guantánamo, em Cuba Imagem: Brennan Linsley/AP

Washington

02/05/2018 18h27

Um prisioneiro de Guantánamo que confessou ser culpado de ajudar a planejar um ataque a um navio petroleiro francês em 2002 foi transferido para a Arábia Saudita, informou o Pentágono nesta quarta-feira (2).

Esta é a primeira vez que um detento deixa a prisão militar na presidência de Donald Trump.

"O Departamento de Defesa anunciou hoje a transferência de Ahmed  Mohammed  Ahmed  Haza  al-Darbi do centro de detenção da Baía de Guantánamo para o governo do Reino da Arábia Saudita", informou o o Pentágono em um comunicado.

Em fevereiro de 2014, Darbi fez um acordo que o levou a admitir que planejou, ajudou e apoiou um ataque ao MV Limburg, que matou um marinheiro búlgaro, feriu doze pessoas e causou um grande derramamento de petróleo no Golfo de Aden.

Como parte de seu pedido, Darbi forneceu provas contra outro detento saudita de Guantánamo: Abd al-Rahim al-Nashiri, que enfrenta a pena de morte sob acusação de planejar o ataque do MV Limburg e do ataque de 2000 contra o USS Cole no Iêmen, que deixou 17 mortos.

Darbi foi condenado a uma pena de 13 anos de prisão, que começou a ser contabilizada no dia do acordo.

O acordo, entretanto, incluía uma cláusula segundo a qual, depois de mais quatro anos em Guantánamo, ele poderia cumprir o restante da pena em um centro de reabilitação de luxo na capital saudita, Riad, onde os ex-extremistas recebem aconselhamento e desintoxicação ideológica.

Ainda há 40 pessoas em Guantánamo, mas Trump prometeu enviar mais detidos para a prisão, localizada em uma base naval dos Estados Unidos em Cuba.