Líder separatista basco: 'trabalho' pela independência continua

São Sebastião, Espanha, 3 Mai 2018 (AFP) - O líder separatista Arnaldo Otegi advertiu nesta quinta-feira (3) que continua, "com nosso trabalho e nossa atividade diária", a luta política pela secessão do País Basco, horas depois de a organização separatista ETA anunciar sua dissolução, após décadas de violência.

"Continuamos sendo um povo que ainda não conhece nem a paz, nem a liberdade. Não vamos parar de buscá-las até alcançá-las, com nosso trabalho e nossa atividade diária", declarou Otegi, em uma breve coletiva de imprensa em San Sebastián, no norte da Espanha.

Otegi, de 59 anos, é o líder da formação independentista Bildu, segunda força no Parlamento regional basco, que obteve 21% dos votos nas eleições de 2016.

Em sua juventude, foi membro da ETA, mas, nos anos 1990, optou pela via política. Em março de 2016, completou uma condenação de seis anos e meio de prisão por tentar refundar o partido Batasuna, tornado ilegal na Espanha por ter-se considerado o braço político da ETA.

Na conversa com a imprensa, deu "as boas-vindas à decisão" da ETA de se dissolver, o que, segundo ele, "reflete sua responsabilidade histórica ao dar por concluída de maneira definitiva e ordenada sua própria atividade".

Ele observou que, "a partir de hoje, abre-se um novo tempo de maneira definitiva", acrescentando que "chegou a hora de dar passos firmes como povo".

O dirigente voltou a chamar de "conflito político" os anos de violência da ETA, responsável pela morte de pelo menos 829 pessoas desde 1968.

Em uma velada alusão a essas vítimas e aos presos da ETA dispersos por prisões espanholas e francesas (cerca de 300), quis "reconhecer todas aquelas pessoas que padeceram esse sofrimento e as que continuam padecendo, sem excluir ninguém".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos