Maduro reabre icônico hotel em Caracas

Caracas, 5 Mai 2018 (AFP) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reinaugurou nesta sexta-feira o hotel Humboldt - joia arquitetônica na montanha que cerca Caracas - e concedeu a administração à rede internacional americana Marriott.

"Assinamos um acordo de aliança com a empresa Marriot da Venezuela para que seja esta, com sua experiência hoteleira, a que gerencie, dirija, administre e leve adiante este hotel que foi recuperado", disse Maduro em rede nacional de rádio e televisão.

Inaugurado em 1956, o hotel Humboldt foi ícone da modernidade da Caracas da época.

Construído em El Ávila, a cadeia montanhosa na capital venezuelana, o edifício de 60 metros de altura tem 14 andares e 70 quartos.

O luxoso hotel operou plenamente durante apenas quatro anos. Abandonado por décadas, seus espaços se transformaram em ruínas.

O ex-presidente socialista Hugo Chávez (1999-2013), mentor de Maduro, aprovou a recuperação da obra respeitando o design original de Tomás Sanabria, um dos grandes arquitetos venezuelanos.

Maduro, que há alguns meses prometeu que o Humboldt seria "o primeiro hotel sete estrelas da Venezuela", assegurou que as instalações serão abertas gradualmente nos próximos 30 dias.

Hoje se pode chegar ao local por rodovia ou por teleférico. O projeto original - inconcluso - pretendia comunicar o hotel com as praias do litoral central da Venezuela.

O presidente disse esperar que o Humboldt se torne "um pivô fundamental do turismo" em Caracas, e garantiu que ele servirá como "um modelo" para utilizar o petro, a criptomoeda que ele lançou em meio ao ceticismo de especialistas.

"Investidores do Marriot, tragam seus dólares, comprem e invistam em petros", instou.

Maduro não informou o valor investido pelo governo para a restauração, mas em setembro passado o vice-presidente, Tareck El Aissami, disse que ultrapassou os 30 bilhões de bolívares, cerca de 9 milhões de dólares pela taxa oficial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos