Mike Pompeo defende diplomacia 'forte'

Washington, 4 Mai 2018 (AFP) -

O novo secretário americano de Estado, Mike Pompeo, defendeu nesta sexta-feira uma "diplomacia forte", como a do presidente Donald Trump, para "resolver os problemas pacificamente sem ter que disparar um tiro sequer".

Em discurso para diplomatas americanos no departamento de Estado, Pompeo falou sobre sua visão da política externa de Washington diante dos "numerosos desafios atuais".

"São tempos turbulentos que exigem uma liderança forte, e é essencial que nossa equipe enfrente as ameaças com valentia e força".

"Por sorte temos um presidente que acredita na diplomacia forte, que faz uso de todos os instrumentos de poder nacional para colocar acima os interesses e valores vitais dos Estados Unidos", declarou o homem que prometeu uma CIA mais "brutal" contra Irã e Coreia do Norte quando dirigia a agência de inteligência.

Segundo Pompeo, este tipo de diplomacia "aumenta nossas possibilidades de resolver problemas pacificamente sem disparar um tiro sequer".

O secretário de Estado citou o "enorme esforço diplomático para manter a pressão sobre a Coreia do Norte" com o objetivo de se negociar a eliminação da "ameaça do arsenal nuclear de Kim Jong Un", que resultou na próxima reunião histórica envolvendo Trump.

Pompeo também se referiu ao Oriente Médio e aos esforços americanos "para prevenir o comportamento desestabilizador do Irã na Síria, no Iêmen e em toda a região".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos