Trump parabeniza Putin pelo quarto mandato como presidente da Rússia

Washington, 7 Mai 2018 (AFP) -

O presidente americano, Donald Trump, parabenizou nesta segunda-feira (7) seu contraparte russo, Vladmir Putin, empossado para um quarto mandato, anunciou a Casa Branca, destacando a importância da liberdade de reunião, dias após a prisão em massa de manifestantes da oposição.

"O presidente o parabeniza na expectativa de um momento em que possamos ter um bom relacionamento com a Rússia", declarou a jornalistas a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders.

"No entanto, os Estados Unidos acreditam que todo mundo tem o direito de ser ouvido e de se reunir pacificamente", acrescentou.

Trump havia sido criticado em março nos Estados Unidos por ligar para Putin para parabenizá-lo por sua reeleição, em um clima especialmente tenso entre as potências ocidentais e Moscou, acusado de ser responsável pelo envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal no Reino Unido.

A sombra da Rússia persegue a Presidência de Donald Trump desde que chegou à Casa Branca, em janeiro de 2017, com a investigação de suspeita de conluio entre sua equipe de campanha e o Kremlin antes de sua eleição.

Durante a campanha, o magnata republicano havia prometido uma aproximação com Putin.

Mas a administração Trump realizou em março "a maior expulsão" de diplomatas russos da história, com uma represália coordenada sem precedentes entre as potências ocidentais após o envenenamento de Skripal e sua filha.

E, no início de março, o governo americano anunciou uma série de sanções contra indivíduos e entidades russas em resposta à ingerência de Moscou na eleição presidencial de 2016 e a vários ataques cibernéticos.

Na Rússia, a cerimônia de posse do presidente esteve precedida no sábado por uma série de manifestações contra Putin em todo o país, convocadas pelo líder opositor Alexei Navalny, que deram lugar a cerca de 1.600 prisões, incluindo a do próprio Navalny.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos