Presidente chinês e líder norte-coreano se reuniram na China

Pequim, 8 Mai 2018 (AFP) -

O presidente chinês Xi Jinping se reuniu nesta terça-feira no nordeste da China com o líder norte-coreano Kim Jong Un, que fez uma visita surpresa ao país vizinho a poucas semanas de um encontro de cúpula com o presidente americano Donald Trump.

O canal estatal chinês CCTV exibiu imagens de Xi e Kim na cidade de Dalian, durante uma conversa próxima ao mar, enquanto a agência estatal de notícias Xinhua informou que os dois governantes se reuniram na segunda-feira e terça-feira.

Esta foi a segunda visita de Kim a China desde março, quando os países destacaram os esforços dos aliados da época da Guerra Fria para retomar os laços que foram abalados após o apoio de Pequim às sanções da ONU pelos testes nucleares de Pyongyang.

De acordo com analistas, a China, país que é um aliado histórico da Coreia do Norte, não quer ser deixada de lado na histórica reunião de cúpula.

Kim Jong Un se reuniu com o presidente sul-coreano Moon Jae-in no fim de abril e deve se reunir com Donald Trump nas próximas semanas.

"Depois de minha primeira reunião com o camarada presidente (Kim), as relações entre a China e a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte) registraram avanços positivos (...). Estou feliz", declarou o presidente Xi Jingping, de acordo com a Xinhua.

"São resultados positivos de minha reunião histórica com o camarada secretário-geral (Xi)", respondeu o dirigente norte-coreano, segundo a mesma agência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos