Presidentes de França e EUA dialogaram "sobre paz e estabilidade no Oriente Médio"

Paris, 8 Mai 2018 (AFP) - Os presidentes de Estados Unidos e França conversaram nesta terça-feira sobre "a paz e a estabilidade no Oriente Médio", informou um comunicado do Palácio del Eliseu, em Paris.

O diálogo entre Emmanuel Macron e Donald Trump ocorreu poucas horas antes de o chefe de Estado norte-americano anunciar se vai se retirar do acordo nuclear com o Irã, possibilidade que tem gerado críticas por parte dos outros países signatários: Rússia, China, Grã Bretanha, França e Alemanha.

Salvo uma reviravolta inesperada, Trump, que continua a denunciar o "horrível" acordo concluído por seu antecessor Barack Obama, deve restabelecer, pelo menos parcialmente, as sanções levantadas em troca do compromisso do Irã de cumprir o acordo alcançado em 2015.

Trump disse que anunciaria sua decisão nesta terça-feira às 18h00 GMT (15h00 de Brasília).

"Parece-me bastante evidente" que vai restabelecer as sanções, resumiu um diplomata europeu na segunda-feira à noite em Washington.

Macron, que demonstra boa simpatia por Trump, propôs ao presidente americano durante uma visita aos Estados Unidos em 24 de abril, negociar um "novo acordo" com o Irã para responder às preocupações de Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos