Xi pede a Trump que leve em conta 'preocupações de segurança' de Pyongyang

Pequim, 8 Mai 2018 (AFP) - O presidente chinês, Xi Jinping, pediu a seu colega americano, Donald Trump, que leve em conta as "preocupações razoáveis de segurança" de Pyongyang, em uma conversa por telefone nesta terça-feira, horas depois de se encontrar com o líder norte-coreano, informou a imprensa oficial chinesa.

Xi disse a Trump, de acordo com o canal chinês CCTV, que apoiava a reunião anunciada entre o presidente americano e Kim Jong Un em junho, possivelmente em Cingapura.

O presidente chinês "espera que os Estados Unidos e a Coreia do Norte possam trabalhar juntos, construir confiança mútua" e que "considere as preocupações razoáveis de segurança da Coreia do Norte", indica o comunicado.

Pyongyang exige que os Estados Unidos retirem suas tropas da península.

Washington indicou por sua vez que ambos os líderes concordaram em manter a pressão econômica sobre a Coreia do Norte.

"O presidente Trump e o presidente Xi concordaram com a importância de continuar implementando sanções contra a Coreia do Norte até que desmantele permanentemente seu programa nuclear e de mísseis", declarou a Casa Branca em um comunicado.

Xi e Kim se encontraram nesta segunda e terça-feira na cidade portuária de Dalian (nordeste). Esta foi a segunda viagem do líder norte-coreano à China em seis semanas.

Xi e Trump também falaram sobre disputas comerciais. O líder chinês afirmou a seu colega, segundo a CCTV, que os dois países devem "fazer um esforço" para encontrar uma solução para a disputa comercial.

bur-lth/klm/mct/mra/pa/age/mr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos