Nove mortos em explosão na província síria de Idlib, diz ONG

Beirute, 12 Mai 2018 (AFP) - Nove pessoas, em sua maioria civis, morreram neste sábado em uma explosão na província de Idlib, no noroeste da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A origem dessa explosão, que deixou também 26 feridos, ainda não foi determinada, segundo essa ONG que dispõe de uma extensa rede de fontes na Síria.

A maior parte da região de Idlib, cenário de disputas internas, é controlada pelos jihadistas do ex-braço da Al-Qaeda na Síria, mas também abriga outras facções rebeldes opostas ao regime de Bashar al Assad.

Nos últimos meses, várias explosões, algumas delas de origem indeterminada, sacudiram a cidade de Idlib e a província homônima.

Idlib, uma das últimas províncias que escapam ao controle do regime, é com frequência alvo dos bombardeios da aviação da Síria e de seu aliado russo.

A guerra da Síria, que começou em 2011 depois que o regime reprimiu com força uma série de manifestações pacíficas, foi se tornando mais complexa com o passar do tempo e a intervenção de países estrangeiros e grupos jihadistas, em um território cada vez mais fragmentado.

O conflito deixou mais de 350.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos