Antissistema M5S pede alguns dias para formar governo na Itália

Roma, 14 Mai 2018 (AFP) - O Movimento 5 Estrelas (MS5, antissistema) pediu ao presidente italiano, Sergio Mattarella, mais alguns dias para formar um governo de coalizão com a Liga (extrema direita) - anunciou seu líder, Luigi Di Maio, nesta segunda-feira (14).

"Pedimos ao presidente da República tempo para acabar o contrato de governo. Estes próximos dias serão fundamentais", declarou Di Maio à imprensa, ao sair de uma reunião com Mattarella.

"Como estamos escrevendo o que será o programa de governo para os próximos cinco anos, é importante para nós terminá-lo bem e, por isso, pedimos mais uns dias", declarou Di Maio.

A síntese não é fácil entre a Liga, formação nacionalista, que obteve muitos votos no Norte com a promessa de maciças reduções de impostos, e o M5S, mais ambivalente sobre a União Europeia (UE) e apoiado pelo Sul por ter prometido uma renda cidadã.

Após intensas negociações em Milão (norte), os chefes e colaboradores de ambos os movimentos anunciaram terem chegado a um acordo no domingo à noite.

Dúvidas persistem, porém, em particular sobre quem será o futuro chefe de governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos