Topo

Irã saúda bom começo das discussões com UE para salvar acordo nuclear

15/05/2018 18h42

Bruxelas, 15 Mai 2018 (AFP) - O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Zarif, saudou nesta terça-feira (15) à noite o "bom começo" das discussões com os países da União Europeia em Bruxelas para tentar salvar o acordo nuclear depois da decisão dos Estados Unidos de se retirarem do pacto.

"Eu acho que é um bom começo. Ainda não estamos ali, estamos começando o processo", disse Zarif a jornalistas, após se reunir com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, e seus contrapartes de França, Reino Unido e Alemanha.

"Começamos o processo. Penso que estamos no caminho certo. Muito vai depender do que possamos fazer nas próximas semanas", acrescentou Zarif.

Em curta coletiva de imprensa, Mogherini reconheceu que "o contexto é muito difícil" depois da polêmica decisão do presidente Trump de deixar o acordo que os Estados Unidos haviam assinado em 2015.

"Sabemos que é uma tarefa difícil, mas estamos decididos a que o JCPOA (siglas do acordo nuclear) se mantenha no lugar", tanto do lado europeu, quanto do lado iraniano, destacou Mogherini.

A chefe da diplomacia europeia descartou qualquer emenda ou anexos ao texto, em resposta à solicitação dos Estados Unidos de renegociar um novo acordo.

Após vários anos de negociações, Irã e o grupo de potências 5+1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha) fecharam em julho de 2015 um pacto no qual Teerã aceitou congelar seu programa nuclear até 2025 em troca de uma suspensão das sanções internacionais contra seu país.