Exército afegão e forças americanas evitam ofensiva talibã em Farah

Herat, Afeganistão, 16 Mai 2018 (AFP) - O exército afegão e as forças americanas expulsaram da cidade de Farah, oeste do país, os talibãs que haviam assumido o controle na quarta-feira de um distrito da capital da província de mesmo nome, anunciaram as autoridades militares.

"Os talibãs foram obrigados a abandonar a cidade após a chegada de reforços de Herat e Kandahar. Começamos a patrulhar a cidade", disse o porta-voz da 207º batalhão do exército afegão, Aref Rezaee.

Forças da Otan foram enviadas ao aeroporto de Farah para apoiar a ofensiva governamental.

"Os talibãs foram expulsos da cidade e assumiram posições nos arredores", afirmou Dadullah Qani, membro do conselho provincial.

"Os combates diminuíram durante a noite, mas provavelmente devem ser mais intensos hoje", declarou o porta-voz da missão da Otan no Afeganistão, o coronel Martin O'Donnell.

"A cidade continua sob controle do governo", completou, antes de informar que durante a noite vários drones bombardearam posições dos talibãs.

O balanço dos combates é impreciso, mas na terça-feira o ministério afegão da Defesa anunciou as mortes de quatro militares afegãos e de dezenas de talibãs.

O prédios públicos, escolas e áreas comerciais permanecem fsechados. Os moradores temem que os talibãs tenham espalhado minas pelas ruas da cidade.

Farah, na fronteira com o Irã, é uma província especializada no cultivo da papoula, matéria-prima do ópio e da heroína.

Em 2017, os talibãs tentaram conquistar Farah, que tem 50.000 habitantes, em três oportunidades, segundo o grupo de analistas Afghanistan Analysts Network.

O ataque aconteceu pouco depois do início da tradicional ofensiva de primavera (hemisfério norte) dos talibãs, que foi interpretada este ano como uma rejeição tácita das propostas de negociação do presidente afegão Ashraf Ghani.

str-emh-st/ahe/jf/jhd/zm/fp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos