Policial e quatro homens-bomba morrem em ataque do EI na Indonésia

Jacarta, 16 Mai 2018 (AFP) - Um policial e quatro homens-bomba morreram, nesta quarta-feira (16), no ataque contra uma delegacia na Indonésia, reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

O ataque aconteceu na cidade de Pekanburu, na ilha de Sumatra. A bordo de uma van, os agressores investiram o veículo contra a delegacia, informou a Polícia.

"Quatro homens foram abatidos", declarou um porta-voz da Polícia Nacional, Setyo Wasisto, acrescentando que um quinto agressor foi detido pouco depois de fugir.

O ataque foi reivindicado pelo EI, segundo o instituto especializado na propaganda extremista on-line, SITE.

Além do policial que foi morto, outros dois ficaram feridos, assim como um jornalista. Os veículos de comunicação estavam na delegacia para cobrir uma entrevista coletiva sobre um caso de tráfico de drogas, quando aconteceu o ataque.

Nos últimos dias, houve vários ataques suicidas na segunda cidade indonésia, Surabaya, na ilha de Java. Treze pessoas e mais 13 agressores morreram nesses incidentes.

A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo e, em meses, sediará os Jogos Asiáticos, dos quais 45 países participarão.

Em 2002, a ilha de Bali sofreu um sangrento ataque que deixou 202 mortos, entre eles vários estrangeiros. O episódio deflagrou uma grande campanha contra o extremismo. Apesar de muito enfraquecido no Iraque e na Síria, o EI conseguiu ressurgir e mobilizar os jihadistas indonésios nos últimos meses.

bbs-dsa/pb/hg/jz/age/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos