Topo

Maduro acusa Santos de planejar guerra entre Colômbia e Venezuela

24/05/2018 22h48

Caracas, 25 Mai 2018 (AFP) - O líder da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou nesta quinta-feira o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, de planejar um conflito bélico entre os dois países, e propôs ao futuro mandatário colombiano recompor as relações bilaterais.

"Denuncio ao mundo que Juan Manuel Santos está preparando planos macabros para criar uma situação comprometida de conflito bélico", declarou Maduro, que conclamou os militares colombianos a "não se prestar a qualquer provocação".

Maduro ordenou ao seu ministro da Defesa, general Vladimir Padrino, que se comunique com seu homólogo colombiano, Luis Carlos Villegas, para alertá-lo do complô planejado por Santos.

"Sabemos mais do que dizemos, sabemos mais do que eles acreditam", advertiu Maduro ao tomar posse diante da Assembleia Constituinte.

O presidente ordenou à Força Armada venezuelana que se mantenha mobilizada diante dos planos do "ditador" Santos para gerar um confronto armado entre Venezuela e Colômbia.

Durante cerimônia para ratificar a "lealdade absoluta" por parte da Força Armada, Maduro anunciou a detenção de um grupo de militares venezuelanos, sem informar quantos, por suspeita de conspirar contra as eleições nas quais foi reeleito no domingo passado.

"Estão detidos todos os responsáveis de terem se vendido e de terem se entregue a traidores que lhes pagaram em dólares, da Colômbia, para que traíssem a honra, a moral e a lealdade da nossa amada Força Armada".

Trata-se de "uma conspiração financiada e dirigida da Colômbia e estimulada e promovida pelo governo dos Estados Unidos para dividir as Forças Armadas, e com uma grande ação publicitária, militar, tentar no momento que se suspendessem as eleições de 20 de maio".

Maduro não informou a patente dos detidos e nem quando foram presos, limitando-se a dizer que a operação aconteceu "nas últimas semanas".