Presidente sul-coreano se reuniu hoje com Kim na Zona Desmilitarizada

Seul, 26 Mai 2018 (AFP) - O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, reuniu-se neste sábado (26) com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, na Zona Desmilitarizada que divide a península coreana - anunciou o governo de Seul.

Segundo a Presidência sul-coreana, ambos os líderes se reuniram por cerca de duas horas na localidade de Panmunjom, um dia depois de o presidente americano, Donald Trump, anunciar que o encontro com Kim ainda poderia acontecer.

"Trocaram opiniões e conversaram sobre maneiras de aplicar a declaração de Panmunjom e garantir o êxito da cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte", acrescentou.

Na quinta-feira, Trump cancelou o encontro previsto com Kim Jong-un em Singapura, em 12 de junho, mas, um dia depois, afirmou que a cúpula ainda poderia acontecer, após "produtivas" conversas entre autoridades americanas e norte-coreanas.

A decisão de anular a histórica reunião surpreendeu a Coreia do Sul, que havia conseguido uma espetacular aproximação entre Estados Unidos e Coreia do Norte, depois de meses de intensa escalada retórica entre Kim e Trump.

Nas fotografias publicadas pela Presidência sul-coreana, vê-se Moon apertando a mão de Kim Jong-un e de sua irmã, Kim Yo-jong, que teve um papel importante nas recentes conversas com a Coreia do Sul.

bur-amu/mtp/gm/ra/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos