Colômbia assina adesão à OCDE

Paris, 30 Mai 2018 (AFP) - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou nesta quarta-feira (30) o acordo de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em uma cerimônia em Paris, na sede da instituição.

Santos, que assinou o documento em uma cerimônia junto com Ángel Gurría, o secretário-geral do organismo, disse que se sentia "muito orgulhoso" e afirmou que a cooperação internacional é "mais importante do que nunca".

"A assinatura do acordo de paz que acabou com mais de 50 anos de conflito interno foi outro grande momento (para a Colômbia) e uma condição necessária para que o nosso desenvolvimento decolasse. As duas conquistas são as fundações de um país moderno que agora pode dedicar toda a sua energia e todo o seu talento a melhorar a vida dos colombianos", assegurou.

A entrada da Colômbia na OCDE se tornará efetiva quando forem aplicadas a nível nacional as medidas necessárias para se unir à Convenção da OCDE e tiverem entregado a solicitação de adesão às autoridades francesas, depositárias da Convenção.

Esta manhã, Santos, vencedor do Nobel da Paz em 2016, fez um comparecimento solene no Parlamento europeu em Estrasburgo, na França, onde disse que a paz é "irreversível" e agradeceu "de coração" à União Europeia (UE) por seu apoio no processo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos