Bruxelas expressa plena confiança no novo governo espanhol

Bruxelas, 1 Jun 2018 (AFP) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, expressou nesta sexta-feira sua plena confiança no novo presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, informou seu porta-voz, Mina Andreeva.

O porta-voz acrescentou que Bruxelas tomou nota do compromisso de Sánchez de "não modificar o orçamento de seu antecessor".

Em uma carta, Juncker deseja que a Espanha "continue contribuindo de maneira construtiva para uma Europa mais forte, unida e justa".

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, enfatizou, em outra carta de felicitações, que a "unidade europeia é agora mais necessária do que nunca" e desejou boas-vindas a Sánchez na próxima cúpula de chefes de Estado e de Governo em junho.

Com o apoio de uma intrincada maioria, o que permite prever um mandato complicado, o líder socialista Pedro Sánchez derrubou nesta sexta-feira (1º) o conservador Mariano Rajoy em uma moção de censura no Parlamento, e se tornou o novo primeiro-ministro da Espanha.

O líder socialista espanhol derrubou nesta sexta-feira o conservador Mariano Rajoy em uma moção de censura no Parlamento, e se tornou o novo primeiro-ministro da Espanha.

Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), reuniu o apoio da maioria dos deputados (180 de 350) para a moção de censura, apresentada depois que a Justiça condenou o Partido Popular (PP) de Rajoy em um caso de corrupção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos