Mogherini: UE 'não está em guerra com ninguém" no comércio

Bruxelas, 1 Jun 2018 (AFP) - A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, defendeu nesta sexta-feira (1) que a União Europeia (UE) "não está em guerra com ninguém", mas que defenderá "seus interesses" diante das pesadas tarifas impostas por Washington ao aço e alumínio europeus.

"A UE não está em guerra com ninguém (...) é um projeto de paz, também em comércio", mas "claramente, a UE tem que defender seus interesses", disse Mogherini em entrevista coletiva com seu colega chinês, Wang Yi, em Bruxelas.

Washington decidiu, na quinta-feira, não prolongar a isenção temporária concedida à UE, ao México e ao Canadá, impondo-lhes, a partir desta sexta, tarifas de 25% sobre suas exportações de aço para os Estados Unidos, e de 10%, sobre as de alumínio.

Os europeus, que consideraram essas tarifas "ilegais", acionaram seu plano de resposta e, nesta sexta, levarão o caso ao Órgão de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC), confirmou a chefe da diplomacia europeia.

O bloco europeu "imporá tarifas adicionais a um certo número de produtos importados dos Estados Unidos", acrescentou a ex-chanceler italiana, reiterando as medidas antecipadas pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Apesar da disputa comercial com os Estados Unidos de Donald Trump, que também se retiraran de outros pactos cruciais para a UE - como o acordo nuclear com o Irã, ou o Acordo de Paris sobre o Clima -, Mogherini garantiu que "isso não quer dizer que os Estados Unidos não sejam nosso aliado e amigo mais próximo".

Já o chanceler chinês explicou que "a posição de Pequim não é apenas respeitar os próprios interesses chineses, mas também as regras internacionais e o sistema internacional de livre-comércio".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos