Comércio/G7: EUA devem dar 'sinais positivos' para evitar escalada, adverte França

Washington, 2 Jun 2018 (AFP) - A França exortou neste sábado os Estados Unidos a enviarem imediatamente uma mensagem positiva aos aliados europeus e parceiros do G7, para evitar uma guerra comercial, enquanto o Canadá expressou sua "decepção", após uma reunião de ministros do grupo naquele país.

"Direi claramente (...) que cabe ao governo americano tomar as boas decisões para acalmar a situação e reduzir as dificuldades. A próxima semana dependerá da decisão que o governo esteja disposto a tomar nos próximos dias e horas", declarou o ministro das Finanças Bruno Le Maire.

"Fizemos todo o possível para tentar reduzir as dificuldades, mas temos que levar em conta a realidade política da situação", comentou Le Maire, destacando que as medidas de resposta da União Europeia estão prontas, e alertando que não queria falar em "represálias, porque queremos evitar a guerra comercial".

O ministro canadense das Finanças, Bill Morneau, assinalou em entrevista coletiva que seus colegas e os governadores de bancos centrais "solicitaram ao secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, que comunicasse à Casa Branca sua preocupação unânime e decepção" com a posição de Washington.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos