Vulcão de Fogo registra forte explosão na Guatemala

Cidade da Guatemala, 3 Jun 2018 (AFP) - O Vulcão de Fogo da Guatemala, de 3.763 metros de altura, reportou neste domingo uma forte explosão, lançando colunas de cinzas que levaram as autoridades a aumentar o monitoramento de sua atividade, devido ao risco às comunidades próximas, anunciou na última quinta-feira a Defesa Civil.

A forte explosão do vulcão, localizado 35km a sudoeste da capital, corresponde à segunda fase eruptiva do ano, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Segundo o funcionário, as colunas de cinzas ultrapassam os 2.200 metros sobre a cratera, o que provocou a queda de "partículas finas" deste material sobre comunidades vizinhas, mas, apesar da atividade intensa, no momento "não é necessário realizar evacuações".

A chuva de cinzas provocada pelo vulcão levou ao fechamento temporário das operações no aeroporto internacional da Cidade de Guatemala, informou a estatal Direção Geral de Aeronáutica Civil.

Outros municípios próximos à capital também relataram a queda de cinzas devido à direção do vento.

O Vulcão de Fogo, localizado entre os departamentos de Escuintla, Sacatepéquez e Chimaltenango, teria gerado sua primeira erupção de 2018 em janeiro. Em setembro de 2012, ele procou a última emergência por erupção no país, provocando a retirada de 10 mil habitantes localizados em povoados ao sul do mesmo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos