Topo

Maduro acusa Santos de fomentar conflito armado entre Colômbia e Venezuela

Foto: JUAN BARRETO / AFP
Imagem: Foto: JUAN BARRETO / AFP

Caracas

15/06/2018 22h01

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou nesta sexta-feira (15) seu homólogo colombiano, Juan Manuel Santos, de planejar "provocações de caráter militar" para gerar um conflito armado entre Venezuela e Colômbia que justifique uma intervenção dos Estados Unidos.

"Preparam no governo de Juan Manuel Santos um conjunto de incidentes e provocações de caráter militar a partir do território colombiano e dentro do território venezuelano para gerar um conflito armado entre Colômbia e Venezuela", denunciou Maduro durante um ato com a Força Armada.

"Eu confio, e envio uma mensagem às forças militares da Colômbia, às forças policiais da Colômbia, para que não caiam nas armadilhas de um presidente em final de mandato (...) que quer deixar incubado um conflito militar para favorecer o imperialismo americano contra a independente e soberana República da Venezuela".

A denúncia de Maduro ocorre nas vésperas da eleição presidencial na Colômbia, que apontará o sucessor de Santos.

"Não podemos baixar a guarda em nenhum momento", declarou Maduro.

"Confio que vocês militares colombianos não se prestarão a um conflito entre irmãos e digo a vocês militares da Venezuela: levantem a guarda e fiquem alertas em toda a fronteira" com a Colômbia, disse Maduro para o alto comando militar.

Maduro instruiu o comandante estratégico operacional - general Remigio  Ceballos - a adotar "medidas para (...) anular qualquer provocação ou incidente que o governo da Colômbia queira deixar como uma onda podre contra as relações entre Venezuela e Colômbia (...). Guarda alta!".