Topo

Coalizão liderada pelos EUA ataca posições do regime na Síria

17/06/2018 23h07

Damasco, 18 Jun 2018 (AFP) - Aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam posições das forças do regime sírio no leste do país, matando vários combatentes, informou a agência oficial Sana na madrugada desta segunda-feira.

"Aparelhos da coalizão americana bombardearam nossas posições militares na zona de Al Hari, no sudeste de Bukamal", cidade da província oriental de Deir Ezzor, revelou a Sana, citando uma fonte militar.

Em Deir Ezzor, província rica em petróleo, as Forças Democráticas Sírias (FDS) - apoiadas pelos Estados Unidos - e tropas do regime realizam ofensivas paralelas contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

As tropas de Damasco controlam as terras a oeste do Eufrates, que divide a província em duas, enquanto as FDS combatem para expulsar o EI de várias localidades situadas na margem oriental do rio, na zona da fronteira com o Iraque.

As duas forças têm conseguido - em grande medida - evitar os confrontos na zona, com o estabelecimento de uma linha de demarcação, mas ocorrem incidentes.

Em abril, aconteceram choques entre os dois contingentes, que deixaram uma dúzia de mortos.

Em fevereiro, a coalizão dirigida pelos Estados Unidos bombardeou posições em Deir Ezzor matando mais de 100 combatentes pró-regime. Na ocasião, Washington declarou que os ataques foram uma represália a uma ação contra militares americanos e tropas das FDS.