PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Deputados britânicos aprovam ampliação do aeroporto de Heathrow

25/06/2018 20h30

Londres, 25 Jun 2018 (AFP) - Os deputados britânicos aprovaram nesta segunda-feira (25) a construção de uma terceira pista no aeroporto londrino de Heathrow, o primeiro da Europa em tráfego de passageiros, ao fim de um intenso debate que poderá continuar nos tribunais a partir de agora.

O projeto foi aprovado por 415 votos a favor e 119 contra. O governo pressionou fortemente seus deputados do Partido Conservador, que estavam profundamente divididos sobre o tema, a apoiarem o projeto. A discussão levou à demissão, na quinta-feira, do secretário de Estado para Comércio Internacional, Greg Hands.

"A população foi ignorada ao longo de todo o processo", denunciou a ex-secretaria de Estado para Transportes, a deputada conservadora Justine Grenning. "Para que o seu voto cinte, você tem que ser um grande sindicato ou uma grande empresa, é totalmente inaceitável".

O projeto teve forte oposição da sociedade civil e das companhias aéreas, seja pelo temor em relação aos ruídos e à poluição ou por suas implicações financeiras.

Em um comunicado, a organização não governamental Greenpeace advertiu que entrará na Justiça contra essa decisão.

"Caso se construa uma nova pista, o governo não poderá administrar níveis ilegais de poluição atmosférica", declarou John Sauven, diretor da ONG no Reino Unido.

IAG - INTERNATIONAL CONSOLIDATED AIRLINES GROUP

Twitter

Internacional