PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Nove países europeus chegam a acordo de cooperação na área da defesa

25/06/2018 06h07

Paris, 25 Jun 2018 (AFP) - Nove países europeus devem anunciar nesta segunda-feira um novo mecanismo de cooperação europeia reforçada na área de defesa, chamado "Iniciativa Europeia de Intervenção" (IEI), anunciou a ministra francesa da, Florence Parly.

"Nesta segunda-feira assinarão uma carta de intenções em Luxemburgo Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Estônia, França, Portugal, Espanha e Reino Unido", declarou a ministra em uma entrevista ao jornal Le Figaro.

A Itália, um dos países que estimulou a iniciativa mas que mudou de governo recentemente, "está pensando na possibilidade de aderir à iniciativa, mas ainda não tomou uma decisão definitiva", explicou Parly.

O IEI, com o qual o presidente francês Emmanuel Macron pretende obter avanços na área da defesa, pretende instaurar uma cooperação reforçada entre grandes Estados europeus, "capazes e dispostos a reagir juntos mais rapidamente", fora do marco da Otan e da União Europeia, destacou o governo francês.

A meta é realizar "trabalhos de planejamento conjuntos sobre cenários de crises potenciais que podem ameaçar a segurança europeia", explicou a equipe da ministra francesa, que citou como exemplos catástrofes naturais, intervenção em uma crise, entre outros.

Internacional