Trump diz que plano da primeira-ministra para Brexit pode matar acordo com EUA

O plano da primeira-ministra britânica, Theresa May, para o Brexit "provavelmente pode matar" a possibilidade de um acordo de livre-comércio com os Estados Unidos, disse o presidente Donald Trump em entrevista ao jornal The Sun que será publicada nesta sexta-feira (13).
"Se aprovarem um acordo como esse, estaríamos tratando com a União Europeia no lugar de com o Reino Unido, e isso provavelmente pode matar o acordo", declarou o presidente americano, antes do início de uma visita de quatro dias ao Reino Unido.
Em comentários incomuns sobre a política britânica, Trump também opinou que o ex-ministro das Relações Exteriores Boris Johnson, que renunciou esta semana devido ao plano para o Brexit, poderia ser "um grande primeiro-ministro".
O presidente dos EUA declarou ainda que o prefeito de Londres, Sadiq Khan, que autorizou um balão sobre a capital britânica mostrando Trump como um bebê chorão, está fazendo um "trabalho horrível" no combate ao crime.
O governo britânico revelou nesta quinta-feira (12) os detalhes de seu plano sobre a futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) após o Brexit, previsto para março de 2019. O projeto prevê o estabelecimento de uma nova "zona de livre comércio para bens" destinada a manter um comércio "sem atritos" com os 27 Estados membros da UE.
Isso permitiria, através de um "acordo aduaneiro simplificado, evitar uma fronteira dura entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda".
"Se fizerem isso, provavelmente não haverá um acordo comercial com os Estados Unidos", advertiu Trump durante entrevista ao The Sun, o jornal britânico mais vendido, assinalando que teria abordado a saída do Reino Unido da União Europeia de forma diferente.
"Teria feito isso de maneira muito diferente. De fato disse a Theresa May como fazê-lo, mas ela não concordou, não me escutou. Tomou outro caminho".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.