Topo

Confira o que Trump e Putin já disseram um do outro

Putin e Trump tiveram o primeiro encontro em julho do ano passado, na Alemanha - Evan Vucci - 7.jul.2017/AP
Putin e Trump tiveram o primeiro encontro em julho do ano passado, na Alemanha Imagem: Evan Vucci - 7.jul.2017/AP

Em Paris

15/07/2018 10h44

Na véspera da primeira cúpula bilateral entre Donald Trump (EUA e Vladimir Putin (Rússia) em Helsinque, confira algumas afirmações que eles fizeram um sobre o outro, um mar de elogios recíprocos que contrasta com o estado das relações entre ambos os países.

"Meu novo amigo", disse Trump e em 2013, três anos antes de sua eleição, Donald Trump. Conhecido por seu império imobiliário e seus programas de televisão, ele planejava uma viagem a Moscou, onde se celebraria o concurso de Miss Universo, do qual é proprietário.

"Vocês acham que o Putin irá ao concurso Miss Universo em novembro em Moscou? Se sim, se tornará meu novo melhor amigo?", escreveu o empresário milionário americano no Twitter.

Putin acabou não indo ao evento, mas enviou uma pessoa próxima, com um presente para Trump.

"Acho que me daria muito bem com Vladimir Putin", afirmou Trump em outubro de 2015, durante a campanha para as primárias republicanas.

Em 17 de dezembro, sem apoiar abertamente a candidatura do republicano, Putin disse que Trump era um "homem excepcional, inquestionavelmente talentoso", "líder absoluto da corrida presidencial" dos Estados Unidos.

"É um líder forte, um líder poderoso", devolveu Trump. "Quando alguém diz que você é brilhante sempre é bom, especialmente quando a pessoa dirige a Rússia".

"Ninguém, além de nós, achava que ele podia vencer", afirmou Putin após a vitória de Trump na eleição presidencial. O russo ligou para parabenizá-lo.

Em 20 de janeiro de 2017, o 45º presidente dos Estados Unidos assumiu o poder. As diferenças entre Washington e Moscou são duras e numerosas, após divergências sobre o conflito sírio, a anexação da Crimeia, a guerra na Ucrânia e o Irã.

No entanto, no fim de janeiro, Trump reafirmou seu desejo de melhorar as relações entre a Casa Branca e o Kremlin, expressando seu desejo de "um relacionamento fantástico".

Os dois dirigentes se reuniram pela primeira vez em julho de 2017 à margem da cúpula do G20 na Alemanha.

"O Trump que você vê na TV é muito diferente do Trump na vida real", declarou Putin. "Tenho todos motivos para acreditar que vamos conseguir, pelo menos parcialmente, restabelecer o nível de cooperação de que precisamos".

Já Trump classificou o primeiro encontro como "extraordinário".

Os dois se encontraram brevemente em um fórum da Ásia-Pacífico em novembro de 2017 na cidade de Danang, no Vietnã. Eles posaram sorridentes para os fotógrafos.

O presidente russo voltou a elogiar Trump, classificando-o como um homem "bem-educado e de contato agradável".

Ao se referir ao encontro já à bordo do avião presidencial Air Force One, Trump admitiu ter tido "um ótimo 'feeling'".

O presidente americano "é uma pessoa prudente, sabe escutar e responde aos argumentos de seu interlocutor", afirmou Putin em junho de 2018, depois de Donald Trump propor reintegrar a Rússia ao G7 - do qual foi excluída em 2014.

Dias antes da cúpula de Helsinque, na quinta-feira, Trump voltou a elogiar seu colega: "Não é meu inimigo (...). Em última instância, é um concorrente. Ele representa a Rússia, eu represento os Estados Unidos".