Topo

Israel bombardeia alvos do Hamas em Gaza

16/07/2018 12h30

Jerusalém, 16 Jul 2018 (AFP) - O Exército israelense anunciou, nesta segunda-feira (16), ter atacado duas posições do Hamas no norte da Faixa de Gaza, de onde foram lançados artefatos incendiários contra seu território, provocando incêndios.

Desde abril, de acordo com as autoridades israelenses, mais de 2.600 hectares de terras foram queimados em Israel por pipas e balões incendiários procedentes do território palestino sob bloqueio.

Um porta-voz dos bombeiros relatou que quatro incêndios foram deflagrados nesta segunda por artefatos incendiários, ou seja, um número bem menor do que os 24 incêndios registrados em média todos os dias nas últimas semanas.

Desde 30 de março, moradores de Gaza se manifestam ao longo da barreira que separa o território de Israel, para protestar contra o rígido bloqueio israelense e pelo "direito ao retorno" dos palestinos expulsos de suas terras, ou que fugiram após a criação de israel em 1948.

Pelo menos 141 palestinos foram mortos por tiros israelenses, e mais de 4.000 ficaram feridos desde o fim de março. Nenhum israelense morreu.

Em visita hoje às localidades vizinhas da Faixa de Gaza, alvo dos projéteis incendiários, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que "o Exército recebeu ordem para pôr fim aos atos de terrorismo incendiário".

Esses ataques aconteceram dois dias depois da pior confrontação armada entre Israel e o movimento islamista Hamas desde a guerra de 2014.

No sábado, Israel promoveu dezenas de ataques aéreos, matando dois adolescentes palestinos, de 15 e 16 anos, enquanto 200 foguetes e obuses eram lançados do território dirigido pelo Hamas.

No sábado à noite, o Hamas anunciou que um cessar-fogo havia sido concluído graças à mediação egípcia. Depois disso, alguns disparos surgiram para atrapalhar uma trégua já precária.

"Não haverá cessar-fogo, do nosso ponto de vista, sem o fim dos lançamentos de artefatos incendiários", declarou Netanyahu esta manhã, de acordo com um comunicado divulgado por seu gabinete.