Topo

Meninos resgatados de caverna na Tailândia deixam hospital

Em Chiang Rai, Tailândia

18/07/2018 07h11

Os 12 meninos e seu técnico de futebol resgatados de uma caverna na Tailândia após 18 dias receberam alta do hospital nesta quarta-feira (18) e, logo mais, concederão uma entrevista coletiva para contar sua história pela primeira vez.

Os médicos decidiram antecipar a alta em um dia e as autoridades esperam que o grupo fale com a imprensa antes de seguir para casa, devido ao enorme interesse provocado pela história.

"O motivo de se realizar uma entrevista coletiva esta noite é que os meios de comunicação têm muitas perguntas e depois (os meninos) poderão voltar para sua vida normal, sem o assédio dos jornalistas", declarou o porta-voz do governo Sunsern Kaewkumnerd à AFP.

Os especialistas advertem que os jogadores da equipe "Javalis Selvagens" e seu treinador poderão sofrer transtornos em longo prazo, devido à intensa experiência vivida na caverna de Tham Luang, no norte da Tailândia.

Não será, portanto, uma entrevista coletiva coletiva usual. Além de monitorada por especialistas, o departamento de relações públicas da província de Chiang Rai solicitou as perguntas antecipadamente à imprensa para submetê-las aos psiquiatras.

O programa chamado "Enviando os Javalis Selvagens para Casa", em referência ao nome do time de futebol dos meninos, será transmitido pelas principais redes de televisão durante cerca de 45 minutos, revelou Sunsern, acrescentando que será algo informal e terá um moderador.

"É provável que sigam para suas casas logo após a entrevista coletiva", disse Sunsern.

Os médicos avisaram às famílias dos meninos, com entre 11 e 16 anos, que deverão evitar que falem com jornalistas durante ao menos um mês após o retorno para casa. A recomendação dos médicos talvez seja difícil de se cumprir, porém, diante do interesse suscitado pela história dos garotos, inclusive de Hollywood.

Após nove dias desaparecido, sem comida e sem água potável, o grupo foi localizado por mergulhadores britânicos a vários quilômetros da entrada da caverna inundada.

Os socorristas estudaram a melhor forma de tirá-los da gruta e optaram por uma operação arriscada que implicava guiar os meninos por passagens inundadas em macas. Eles foram levemente sedados para evitar que entrassem em pânico.

A operação de resgate dos "Javalis Selvagens" cativou o planeta e terminou em completo sucesso no dia 10 de julho.