Topo

Elton John e príncipe Harry mobilizados contra a transmissão do HIV

24/07/2018 10h01

Amsterdã, 24 Jul 2018 (AFP) - O cantor Elton John e o príncipe Harry anunciaram nesta terça-feira em Amsterdã o lançamento de um novo fundo internacional de 1,2 bilhão de dólares para "quebrar o ciclo" de transmissão do HIV, visando os homens jovens, entre os quais a infecção pelo vírus está em ascensão.

"Os jovens são o único grupo etário em que as infecções pelo HIV estão aumentando e não diminuindo", declarou o cantor e ativista, anunciando o lançamento do "MenStar Coalition" no segundo dia da conferência internacional sobre a aids.

Esta iniciativa reúne diferentes parceiros, incluindo a organização das Nações Unidas Unitaid e o plano de emergência americano PEPFAR.

De acordo com Elton John, os homens com entre 24 e 35 anos têm acesso a exames e tratamentos que estão "em uma taxa inaceitável".

No passado, muito foi feito para proteger mulheres e meninas, mas "não podemos resolver este problema cuidando de apenas metade das pessoas". "Se quisermos vencer essa luta, temos que ter certeza de que os homens são parte da solução", insistiu ele.

Milhares de delegados estão reunidos desde segunda-feira para uma conferência de cinco dias sobre a aids, enquanto um relaxamento na prevenção, combinado com um declínio no financiamento internacional, aumenta o temor de um aumento da epidemia.

"Os progressos pelo quais lutamos estão sendo minados pela complacência perigosa", alertou o príncipe Harry aos ouvintes. A iniciativa "MenStar Coalition" se concentrará no "trabalho complicado, mas essencial a ser feito para realmente mudar as mentalidades".

jkb-smt/glr/mr