Topo

Casa Branca: Trump está aberto a visitar Moscou

27/07/2018 12h21

Washington, 27 Jul 2018 (AFP) - A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira que o presidente Donald Trump está aberto a uma visita a Moscou, depois de um aparente convite do presidente russo Vladimir Putin.

Mais cedo, o Putin se declarou disposto a ir a Washington para se reunir com Trump e assegurou ter convidado seu colega americano a Moscou.

A Casa Branca respondeu em uma declaração que Trump "espera ter o presidente Putin em Washington depois do primeiro dia do ano, e está disposto a visitar Moscou se receber um convite formal".

Putin declarou estar "disposto a convidar o presidente Trump a Moscou". "E estou disposto a ir a Washington", afirmou Putin em coletiva de imprensa em Johannesburgo, à margem da cúpula dos Brics.

Estas reuniões com Trump são úteis, afirmou, elogicando seu colega americano "por sua grande qualidade de tentar cumprir suas promessas junto aos eleitores americanos".

Putin e Trump mostraram uma incomum compatibilidade na coletiva de imprensa posterior a uma reunião a portas fechadas em 16 de julho passado em Helsinque, especialmente sobre as acusações de ingerência russa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, negadas por Moscou.

Esta esperada primeira cúpula entre os dois desatou uma série de críticas nos Estados Unidos, onde as declarações de Trump foram consideradas conciliadores demais em relação a Putin.