Topo

Ataque em curso contra uma agência do governo afegão em Jalalabad

31/07/2018 06h36

Jalalabad, Afeganistão, 31 Jul 2018 (AFP) - Vários homens armados iniciaram um ataque nesta terça-feira contra a agência de refugiados e repatriados de Jalalabad, leste do Afeganistão.

"Durante a manhã pelo menos duas explosões foram ouvidas", afirmou à AFP o porta-voz do governo provincial, Ataula Khogyani.

O porta-voz informou que várias agências internacionais ficam nas proximidades do local e que as forças de segurança foram mobilizadas.

"Pouco antes do ataque, os funcionários da agência de refugiados estavam reunidos com representantes dos doadores internacionais", disse Khogyani.

"Vários funcionários da agência foram atendidos", afirmou.

"Vi um (Toyota) Corolla preto que deixou três homens armados na porta da agência. Um deles se explodiu diante do portão e os outros dois entraram no prédio", disse uma testemunha que se apresentou como Omaid.

Tiros e explosões foram ouvidos em Jalalabad.

No sábado um centro de formação de parteiras foi alvo de um ataque de várias horas no centro da cidade. O governo informou a morte de duas pessoas na ação, mas a polícia anunciou um balanço de três vítimas fatais.

Quase 70 pessoas foram resgatadas após sete horas de suspense e os dois criminosos foram mortos.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou um ataque "contra a USaid" em Jalalabad, a agência dos Estados Unidos para o desenvolvimento internacional, sem mencionar o centro de formação.

Os talibãs afirmaram que não tinham nenhuma relação com o ataque.

Os jihadistas do Estado Islâmico estão sendo pressionados militarmente pelos Estados Unidos e foram obrigados a abandonar os três principais distritos do Afeganistão na fronteira com o Paquistão em que estavam ativos.

str-emh-ach/lch/pa/ra/fp