Topo

Irã afirma que negociações com EUA implicam retorno ao acordo nuclear

31/07/2018 06h03

Teerã, 31 Jul 2018 (AFP) - Qualquer negociação com os Estados Unidos deve começar por uma redução das hostilidades e um retorno ao acordo nuclear, afirmou nesta terça-feira um conselheiro do presidente iraniano Hassan Rohani.

"O respeito da grande nação iraniana, a redução das hostilidades, o retorno dos Estados Unidos ao acordo nuclear, isto abriria o atual caminho rochoso", escreveu no Twitter Hamid Abutalebi, conselheiro do presidente iraniano, em resposta às declarações do presidente americano Donald Trump.

Trump disse, em uma entrevista coletiva na segunda-feira ao lado do primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte, que estava disposto a participar em uma reunião com os dirigentes iranianos quando eles desejassem e sem condições prévias.

Abutalebi afirmou que o Irã sempre se mostrou disposto a um diálogo e citou como exemplo a conversa telefônica entre Rohani e o então presidente americano Barack Obama em 2013.

Este diálogo estava "baseado na ideia de medidas de confiança e o acordo nuclear era uma obra deste esforço e deve ser aceito", indicou Abutalebi.