PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Confira cinco datas-chave na vida de John McCain

25/08/2018 22h54

Washington, 26 Ago 2018 (AFP) - O senador americano John McCain, que faleceu neste sábado (25) aos 81 anos, vítima de um câncer no cérebro, dedicou 35 anos de sua vida à política após uma carreira militar, interrompida ao ser feito prisioneiro durante a guerra do Vietnã.

Seguem cinco datas-chave na vida icônica deste piloto da Marinha que se tornou um político influente:

29 de agosto de 1936: John Sidney McCain III nasce na zona rural do Canal do Panamá. Com pai comandante da Marinha e avô almirante, McCain segue seus passos na carreira militar. Gradua-se na Academia Naval de Annapolis e se torna piloto de caça.

26 de outubro de 1967: um míssil terra-ar derruba sobre Hanói o A-4E Skyhawuk pilotado por McCain, que consegue se ejetar. É feito prisioneiro. Sofre fraturas nos dois braços e na perna direita. Os ferimentos não são bem tratados e o piloto - cujo pai se tornou comandante das forças conjuntas no Pacífico, inclusive no Vietnã - é espancado e torturado durante sua prisão. É libertado em 15 de março de 1979, com o fim da participação dos Estados Unidos na guerra.

2 de novembro de 1982: McCain - recém-casado após se divorciar da primeira esposa - é eleito representante do Arizona no Congresso, após deixar as fileiras militares. Quatro anos depois é eleito ao Senado, onde foi reeleito cinco vezes e onde serve até o dia de sua morte, apesar de nos últimos meses ter se afastado da Câmara alta para se submeter a tratamentos de saúde no Arizona. Seu mandato termina em janeiro de 2022.

4 de setembro de 2008: oito anos depois de ser derrotado nas primárias republicanas por George W. Bush, McCain é escolhido o candidato à Presidência por seu partido na corrida presidencial que perderá para o democrata Barack Obama. Como colega de chapa, ele escolhe a governadora do Alasca, Sarah Palin.

28 de julho de 2017: à 01h30, McCain entra no Senado e com os polegares para baixo, define a votação contra o sistema de saúde conhecido como Obamacare, levando ao fracasso uma das promessas de campanha de Donald Trump.

ico-mlm/wd/yow/mvv

Internacional