Exército russo organiza em setembro os maiores exercícios militares desde a Guerra Fria
A Rússia organizará em setembro as maiores manobras militares desde os anos 1980, com a participação de quase 300.000 soldados e a presença da China.
"Será parecido com o Zapad-81, porém mais impressionante de certa maneira", afirmou o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, em referência às manobras realizadas em 1981 no leste europeu, as maiores organizadas pela URSS e seus então aliados.
Os exercícios Vostok-2018 (Leste-2018) acontecerão entre 11 e 15 de setembro na Sibéria Oriental e no Extremo Oriente, com participações de unidades dos exércitos da China e da Mongólia.
As manobras terão a presença de mais de 1.000 aviões e quase 300.000 soldados, o que significa praticamente todas as forças dos distritos militares Central e Oriental.
"Imaginem 36.000 veículos militares se deslocando ao mesmo tempo: tanques, veículos blindados de transporte de oficiais, veículos de combate de infantaria e tudo isto, certamente, em condições o mais próximas possível das de combate", afirmou o ministro.
Os exercícios Zapad-2017 reuniram 12.700 soldados na Rússia e em Belarus, de acordo com Moscou, mas a Otan rejeitou os números e citou quase 100.000 militares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.