Policial branco dos EUA é declarado culpado pela morte de adolescente negro
Um júri do Texas considerou culpado, nesta terça-feira (28), um policial branco acusado do assassinato de um jovem afro-americano de 15 anos, uma condenação incomum para um caso de ataque a tiros policial de alto perfil.
Roy Oliver disparou cinco balas contra um automóvel repleto de adolescentes no ano passado, matando Jordan Edwards, quando respondia a um chamado que dava conta de menores de idade bebendo álcool em uma festa em um subúrbio de Dallas.
Edwards, que estava desarmado, e outros quatro adolescentes abandonaram a festa depois de ouvir tiros provenientes de um lugar próximo. Oliver atirou com um fuzil contra o carro, atingindo o adolescente na cabeça.
A polícia disse originalmente que Oliver abriu fogo porque o carro estava avançando agressivamente em direção a ele, mas o departamento mudou seu depoimento depois de ver as imagens de sua câmera corporal, e disse que o carro estava se afastando quando Edwards foi baleado.
O ataque figura em uma lista crescente de casos similares, em que afro-americanos foram assassinados por agentes de polícia brancos, e que vêm alimentando a indignação em todo o país, impulsando o movimento Black Lives Matter (vidas negras importam).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.